terça-feira, 10 de março de 2015

Pátria Transtagana lançamento do livro emblemático de José-Augusto de Carvalho

     Pátria Transtagana é o título do último  livro publicado do poeta vianense José-Augusto de Carvalho, lançado no passado dia 11 de outubro de 2014, na vila de Aguiar, concelho de Viana do Alentejo.

    Este mar de pão, que caracteriza a terra transtagana, é tema e mote para muitos dos textos que constituem esta obra, que revela um sentir, um estar, que só alguém nado, criado e enraizado no Alentejo consegue transmitir.
    Após um grande exílio em Lisboa, José-Augusto de Carvalho regressou à sua terra, quando se reformou. Aqui tem estado e criado algumas das suas obras mais emblemáticas e tem sido uma presença constante nas atividades promovidas pela BE.


    Quando José-Augusto de Carvalho convidou a BE para estar presente em todos os momentos de lançamento e apresentações desta sua nova obra, foi com todo o gosto e entusiasmo que nos associamos a estes eventos, tendo contribuído com o nosso empenho e saber fazer na sua divulgação e promoção.
       O prefácio foi escrito pelo coronel Andrade da Silva, capitão de Abril, que também apresentou o livro.

    O posfácio é da autoria da doutora Maria do Céu Pires, que também contribuiu para a apresentação da obra.
       


   No início de dezembro, foi a vez de Estremoz conhecer o autor e a sua obra, com a apresentação da mesma na BE da Escola Secundária Rainha Santa Isabel.

      Mas, como não há duas sem três, dia 7 de fevereiro de 2015 foi a data da apresentação de Pátria Transtagana, na vizinha vila de Alvito, desta feita, na Biblioteca Municipal Luís de Camões.

    Assim, a BE cumpre a sua vocação de promoção do livro e da leitura, a par da promoção da cultura e dos autores locais, transpondo os portões das escolas e os limites concelhios.


Sem comentários:

Enviar um comentário