segunda-feira, 9 de março de 2015

À descoberta do Manuelino: Viana do Alentejo

          Antes da visita à Lisboa Ribeirinha, os alunos e as alunas do 5.º ano, da escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, em Viana do Alentejo tiveram de dar resposta a um desafio: descobrir o estilo manuelino, na Igreja Matriz de Viana do Alentejo, que se situa dentro do castelo da vila sede do concelho. Para ajudar, a Professora Deonilde facultou uma ficha de trabalho, com as tarefas propostas. 

Eis a ficha:

«Sabias que…

O estilo Manuelino

D. Manuel é o único rei português que se pode gabar de ter dado o nome a um estilo artístico: Estilo Manuelino.

E isto, o que significa?

Que os edifícios construídos ou remodelados no seu tempo foram decorados de uma forma original e única no mundo. Os motivos escolhidos pelos artistas lembram os Descobrimentos. A originalidade deste estilo encontra-se no uso de elementos ligados à natureza e às descobertas, como troncos de árvores, folhas, frutos e animais exóticos, caravelas, cordas, etc. Surge também a Cruz da Ordem de Cristo, o escudo régio e a esfera armilar, como símbolos do Rei D. Manuel I.

Os monumentos mais famosos em estilo Manuelino são o Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém. Por todo o país, há portas, janelas e claustros manuelinos que se acrescentaram a edifícios já existentes, por exemplo, a janela do Convento de Cristo em Tomar.



A Igreja Matriz de Viana do Alentejo

Encostada às muralhas, a igreja matriz é um dos templos manuelinos mais interessantes de Portugal. Foi seu autor Diogo Arruda, irmão de Francisco de Arruda, o arquitecto da Torre de Belém. No portal podem observar-se as divisas régias de D. Manuel: a cruz de Cristo, o escudo das quinas e as esferas armilares.

No interior majestoso, os fechos das abóbadas repetem as divisas do Rei. Subsistem no transepto dois belos vitrais quinhentistas representando S. Pedro e S. João Baptista. O altar da capela que é panteão de Vasco Godinho (m. 1525) é forrado com belos azulejos sevilhanos do séc. XVI. No recinto do castelo, um cruzeiro renascentista mostra duas comoventes figuras, uma pietà e uma Virgem do Leite.







Vamos descobri-los!

A)-Recolhe informação:
            - Localização da “Igreja Matriz de Viana do Alentejo”
            - Época em que foi construída/renovada
            - Quem a mandou construir? Com que objectivo?
            - Histórias, lendas, acontecimentos ligados a este monumento

B)-Agora que já fizeste a tua pesquisa, já poderás preencher uma ficha como esta:

Século em que foi construído:______________________________________________________________

Séculos de posteriores reconstruções:_______________________________________________________

Um acontecimento ou história ligado a este Monumento:________________________________________»


           É de salientar que existem numerosos vestígios deste estilo, na arquitetura das vilas de Viana do Alentejo e de Aguiar, que, estando no interior, numa região eminentemente rural, apresentam elementos marítimos nos seus monumentos e edificações.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário